quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Alvo Nº3 - Saúde

A saúde é a maior riqueza que uma pessoa pode ter, mas você deve trabalhar para tê-la. Vejo muitas pessoas no meu circulo social dizendo que são saudáveis, elas dizem isso porque no exato momento não apresentam nenhuma doença ou problemas visíveis, mas na realidade estão trabalhando contra a sua própria saúde.

Na verdade os hábitos atuais da sociedade tendem a trabalhar contra a saúde, são eles: poucas horas de sono, alta ingestão de bebida alcoólica, falta de atividade física e ao meu ver o grande vilão, o fumo. Não quero aqui dizer que não devemos tomar uma cerveja e até mesmo exagerar em algumas ocasiões ou perder alguma horas de sono devido as comemorações de uma data especial e nem mesmo deixar de comer aquela comida que gostamos, apenas acredito que essas atividades devem ser exceções e não parte de um rotina.



E para não ser hipócrita a ponto de defender uma ideia e fazer exatamente o contrário, defini algumas mudanças nos meus hábitos quanto a saúde. Na verdade nunca exagerei em nenhum dos pontos destacados acima, mas acredito que sempre podemos melhorar e é isso que pretendo para 2014 e assim em diante, das mudanças que já coloquei em pratica destaco três como as principais até o momento e que já me rendeu uma melhoria de animo e maior disposição para o dia a dia: melhor alimentação, maior ingestão de água e mais horas de sono, mudanças que ao meu ver são relativamente simples de serem colocadas em prática. Outro ponto que também está em ação refere-se a prática de atividade física ao menos 4 vezes na semana, e pra não comprometer as finanças, estou fazendo em casa ou na rua, assim não gasto um real com esse ponto. Minha ideia é daqui 3 meses entrar em um academia pra realmente pegar forte nesse ponto, só pra saberem sou magrelo e quero ganhar alguns quilos e consequentemente um "corpo", hahaha. (farei um post depois para abordar esse ponto).

E sobre o check-up e dentista, vai ter que ficar para o segundo semestre, infelizmente o início de ano não tá fácil, ainda vou precisar desse três meses para me estabilizar, provavelmente essa tranquilidade virá antes de a empresa se encerrar definitivamente.

Queria aproveitar pra dizer que o meu blog estava com a opção de comentários anônimos desativada e talvez isso pudesse comprometer as discussões e as opiniões de quem passa por aqui. Agora a opção está ativada e espero que tenhamos mais interações...  Sei que o Mire no Alvo é novo, não tenho a pretensão de ter aqui muitos comentários, bem... fala ai o que tá achando!

Hoje ao invés de um vídeo motivacional, vou deixar o clipe de uma música que me ajuda a dar um gás nos exercícios. Seguraa!

Abs!







10 comentários:

  1. Boas iniciativas!!! Eu vivo um momento parecido com o seu e vou te dizer... a hora do check-up nunca chega (consultas rotineiras e dentista). Sempre você estará cheio de coisas pra fazer e não pode se dar ao luxo de perder algumas horas do trabalho... Bom resolvi dar um basta nisso e, mesmo nao podendo "perder" tempo, fiz o check-up. Está tudo sem problemas... mas o recado é para não deixar suas atribuições do dia a dia impactar na sua saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana iTrade, realmente você tem razão. Obrigado pela dica, vou repensar esse ponto com certeza.

      Abraços!

      Excluir
  2. "O homem perde saúde pra ganhar dinheiro e depois gasta dinheiro pra ganhar saúde" Essa frase é batida mas tem tudo a ver, o pior é que ao gastar dinheiro pra ganhar saúde, nada é garantido, boa parte das vezes não dá pra voltar atrás.

    E qd falamos em saúde não podemos esquecer da saúde mental. Já quase fiquei louco por causa de problemas, hoje fujo deles. Tb acredito que não devemos ser radicais. Eu bebo, como gordura e fumo charutos, mas nada com exagero (cerveja uma vez por semana, churrascaria de vez em quando e charuto um por mês e olhe lá).

    Exercícios são fundamentais pra saúde, melhora humor, desempenho sexual e tudo mais.

    Abraço!

    COrey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Corey, acredito que podemos crescer sem precisar abrir mão de um desses pontos, o lance é ter equilíbrio não é mesmo!

      Queria aproveitar e dizer que o seu blog está trazendo bastante visitas para o Mire no Alvo, acredito que muitos usuários utilizem ele como raiz... Só tenho a agradecer.

      Abraços!

      Excluir
  3. Já teve uma época que fiz intensamente atividade física.
    Com o passar do tempo fui relaxando, relaxando até o ponto de ficar 2 anos sem fazer absolutamente nada.
    Foram nesses dois anos que me apareceram vários problemas de saúde.
    No segundo semestre do ano passado, voltei fazendo natação e academia.
    A melhora é impressionante. Hoje já estou 100% novamente.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala BBB, cara eu acho que esse desleixo é bem comum... Conheço muitas pessoas que foram relaxando também, algumas nunca mais voltaram e outras retomaram com força total.

      Bacana que você tenha retornado e já esteja 100%, vamos assim!

      Abraços!

      Excluir
  4. Legal vc expor tudo isso. Estou vendo muitas semelhanças entre meus projetos e os seus. No meu caso há uns dois meses estou olhando para minha saúde com muito mais cuidado, o que está difícil é iniciar as atividades físicas. Tb tenho vontade de tocar violão, já comecei e parei umas 3 vezes, vou tentar encaixar no planejamento deste ano.
    will

    ResponderExcluir
  5. Olá Will, seja bem vindo!

    Bacana ter seu comentário aqui e também todas essas semelhanças. Qual a sua dificuldade em iniciar as atividades físicas?

    Sobre o violão, eu aprendi praticamente sozinho, no início meu irmão me deu alguns toques porque ela vazia aula de teclado. Eu estudei muito as cifras, ficava tocando a mesma toda hora, a primeira música que aprendi foi uma dos tribalista se eu não me engano, eram 3 posições apenas.

    Mas manda brasa ai e depois conta pra gente.
    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calor, sofro muito com o calor, além da dficuldade em encaixar na rotina diária. Quanto ao violão, como já fiz algumas aulas de outras vezes tenho uma boa noção, falta tempo e disciplina. O Margem de Segurança postou sobre isso, "a importância dos hábitos". Estou tentando encaixar de forma sustentável no planejamento. Mas tem um outro detalhe, estou no meio da facu, tenho muito o que estudar, não falta apenas tempo, falta cérebro para fazer tudo o quero.
      will

      Excluir
    2. Te entendo Will, infelizmente também tive que abrir mão de muita coisa quando estava na faculdade e é assim mesmo, precisamos priorizar algumas coisas.

      O hábito é muito importante mesmo, programei para ler o Poder do Hábito para me auxiliar também em algumas tarefas, tive boas recomendações, não sei se você conhece e já teve a oportunidade de ler.

      Não deixa de acompanhar e me contar como ta indo a evolução por ai.

      Abs!

      Excluir