sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Os alvos de 2014

Chegou a hora de compartilhar com a "rede" meus objetivos para o ano que chegou, abaixo segue os alvos do ano com uma breve descrição para vocês já situarem a minha realidade atual e a que desejo alcançar no fim dos próximos doze meses:

Finanças: Infelizmente em Setembro/13 eu encerrei o meu negócio próprio, esse fato me complicou financeiramente e infelizmente tive que utilizar as economias feitas para manter as contas em dia e o nome limpo na praça. Sendo assim, a real situação hoje é de uma pessoa que sobrevive, mas não tem nenhum investimento ativo.

Objetivos: 
  1. Manter as contas em dia;
  2. Poupar entre 10 à 30% de todas as receitas.

Estudos/Conhecimento: No último ano eu iniciei o curso de MBA e também consegui realizar um número significativo de leituras, porém abri mão do curso de inglês para ter mais tempo dedicado ao meu negócio.

Objetivos: 
  1. Manter o MBA;
  2. Voltar a estudar inglês, desta vez com um professor particular para maximizar os resultados;
  3. Leitura de no mínimo 18 livros;
  4. Estudar sobre investimentos - Ações, FII's e Tesouro.

Saúde: Este é um ponto importante, eu realmente me considero um desleixado nesse quesito, não gosto de ir ao médico quando estou doente, dentistas são quase inimigos meus. Brincadeiras a parte, acredito que este vai ser um ponto que vou acompanhar bem de perto, mas vamos ao que interessa.

Objetivos:
  1. Praticar exercícios físicos ao menos quatro vezes por semana (Academia, corrida, futebol, etc.);
  2. Melhorar a alimentação, na qualidade e na quantidade de refeições;
  3. Determinar uma frequência para ida ao dentista e médicos (check-up).

Profissional: Esse ponto pode ser a chave para mudar ou potencializar alguns dos pontos listados acima, mas não se preocupe eu vou manter a "rede" atualizada das novidades. Mas aqui vai, eu participei de um processo para realizar um "estágio internacional" através da Aiesec, pra quem não conhece e tem o interesse de fazer um intercambio profissional ou até mesmo social, vale a pena. Porém recentemente eu tive um convite de trabalho que se realmente rolar eu irei abrir mão desse intercâmbio. Sendo assim, essa viagem está como um plano B e se o plano A não vingar, certamente muitas coisas por aí vão mudar. Por enquanto matemos o plano A em ação.

Objetivos:
  1. Conseguir uma posição de trabalho melhor que a atual;
  2. Aumentar meu salário em no mínimo 10%;
Obs.: Esse é o ponto onde os objetivos estão bastante vagos, justamente por estar aberto o meu futuro diante dessas duas possibilidades.

Lazer/Hobbies: Um dos melhores pontos para se planejar, não é mesmo? 

Objetivos:
  1. Voltar a tocar e estudar violão;
  2. Aprender um novo instrumento, estou pensando em aprender Gaita ou Ukulele;
  3. Aprender mais sobre fotografia;
  4. Fazer uma viagem prolongada com a patroa;
  5. Caso eu consiga seguir no plano A, planejar uma viagem internacional para ser realizada em 2015;
  6. Encontrar mais com os antigos e verdadeiros amigos.

Como é de conhecimento da maioria, para se concretizar um objetivo é importante definir claramente o que se deseja, definir um tempo para ser realizado e quanto será necessário para colocar o sonho em prática, certo? Estou trabalhando nessas informações, organizando tudo e aguardando o retorno oficial daquela proposta de emprego citada, certamente até o fim de janeiro essa situação vai estar definida e tudo ficará mais fácil de ser planejado detalhadamente. 

Mensalmente eu irei atualizar vocês das evoluções de cada ponto acima citado, das novidades, dificuldades e muito mais. Mas passa por ai de vez enquanto, vou sempre postar coisas relacionadas aos assuntos que vamos tratar aqui, talvez eu crie uma rotina mais detalhada para o blog, mas por enquanto vamos seguir sem compromissos.

Forte abraço!

Ps.: Abaixo um vídeo que vi no blog Investidor Defensivo que gostaria de compartilhar com a "rede", é pra fazer qualquer um levantar ou não é? Então vamos lá, tá na hora!



6 comentários:

  1. Fala Mire no Alvo! Gostei muito da sua lista de objetivos para o ano, sério mesmo, meus parabéns! Espero que você consiga alcançar, senão todos, ao menos boa parte deles. Me chamou a atenção que você pretende ler 18 livros, muito bacana, eu adoro ler também. Sobre as finanças, recomendo que poupe todos os meses RELIGIOSAMENTE. É a única forma de enriquecer. Esqueça fórmulas mágicas. O que enrique é trabalho e poupança.

    Boa sorte.

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Investidor Livre, realmente a leitura é algo fenomenal, infelizmente eu demorei para perceber isso, então agora estou tentando tirar o atraso. Hahah...

      Bacana o que disse sobre as finanças, é exatamente isso que vou fazer. Já comecei a estudar sobre investimentos para quando tiver um montante suficiente, começar com o pé direito.

      Obrigado pelo comentário!
      Abraços!

      Excluir
  2. Obrigado pela citação e boa sorte nos seus objetivos!
    Abs!

    Investidor Defensivo

    ResponderExcluir
  3. Ei, obrigada pela visita ao meu blog. Gosto muito de listar as coisas que desejo pra depois ir riscando tais itens das coisas que já fiz esse ano. Espero que consiga fazer tudo! :)

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna,
    Bacana! Também agradeço pela visita, volte sempre! =D

    Boa sorte e sucesso!

    ResponderExcluir