domingo, 26 de janeiro de 2014

Alvo Nº 4 - Profissional

Este é o alvo mais complicado e distante no momento, simplesmente porque em apenas 10 dias após o "planejamento" inicial, tive que realizar a primeira mudança de rota. O que faz meu objetivo nesse âmbito se resumir a um único ponto, conseguir uma oportunidade para realizar o intercâmbio profissional, ainda que eu possa colocar alguns aperitivos para deixar o desafio mais interessante.

O principal pré-requisito para conseguir uma oportunidade é o conhecimento da língua inglesa, e digo com sinceridade que apesar de conhecer e me virar, ainda preciso aprender muita coisa, não é atoa que a minha primeira ação foi iniciar uma aula particular, estou me dedicando para aprender o máximo no menor espaço de tempo possível, simplesmente porque quanto melhor o inglês, maior a probabilidade de conseguir uma oportunidade em uma vaga/país concorrido. Como já relatado, no próximo mês início as buscas por uma posição, a partir desse momento, vou colocar todo o meu conhecimento realmente em prática, digo realmente, porque para conseguir essa oportunidade tive que passar por uma entrevista em inglês, mas que ao meu ver, foi bem resumida e simples.


O que torna as coisas complicadas é o fato de que as oportunidade são para o mundo todo e isso traz uma infinidade de possibilidades que no final, vai ser decidido em um senso entre mim e o "contratante". O que quero disser aqui é que dependendo do país/vaga, teremos diferenças nas funções/atribuições, salário, horário de trabalho, período de contratação e várias outras, dificultando a definição de objetivos claros. Então por isso ao invés de objetivos eu defini alguns tópicos que vão me ajudar nessa busca, eles não foram definidos para me limitar, apenas para nortear e em alguns casos irei abrir mão de um ponto ou outro em prol de algo que eu acredite ser mais interessante, confere aí:
  • Priorizar países que possuem a língua inglesa como materna ou outra língua que possa agregar profissionalmente (espanhol, alemão, italiano, francês e outros);
  • Foco inicial para países desenvolvidos ou que possam proporcionar estudos em outras áreas do meu interesse;
  • Vaga alinhada com a minha experiência profissional e que traga novos desafios/aprendizados (acho que qualquer uma vai me proporcionar isso, mas em escalas diferentes);
  • Vaga com salário que além de suprir as necessidades básicas, possa ter sobra para ajudar nos objetivos das outras áreas;
Inicialmente, tenho em mente esse quatro pontos. Eu, assim como você deve estar pensando agora, acho que estou sendo exigente demais. Lembre-se que isso não é uma exigência, são apenas alguns pontos para me guiar nessa busca, como disse, irei abrir mão de algum deles se achar que a oportunidade possa me trazer outros ganhos. 

Abraços!







6 comentários:

  1. Bons critérios para experiência profissional no exterior. Tenho uma idéia parecida com a sua sobre o assunto, mas ainda preciso amadurecê-la antes de por em prática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é iTrade, vamos ver se vai dar tudo certo. Bem, seu eu puder ajudá-lo em algo, pode contar comigo!

      Abraço!

      Excluir
  2. Se eu fosse fazer um intercâmbio profissional, já pensaria em um lugar que eu pudesse morar.
    Vai que a empresa que te contratou goste de vc e resolva fazer uma oferta definitiva?
    Para mim, seria um sonho.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala BBB,

      Com toda certeza, estou com isso em mente sim. Acho que é algo ainda mais complicado de conseguir, depende de muita coisa, mas estou levando em isso em conta.

      Se não conseguir na própria empresa, penso em fazer uma procura nos meses finais do meu contrato em outros empresas. Com a experiência adquirida, certamente vai ser mais tranquilo.

      Abraço!

      Excluir
  3. Muito interessante seu blog. Por coincidência também estou fazendo meu planejamento e intercâmbio faz parte dele, mas no meu caso só para daqui a três anos. Não pretendo montar blog, mas vou acompanhar o seu.
    will

    ResponderExcluir
  4. Will,

    Valeu demais! É assim mesmo, acredito que quanto mais planejado mais fácil é essa mudança, não importe o tempo que vai demorar, mantenha a ideia em mente e realize as ações necessárias para colocar o plano em prática!

    Boa sorte!

    ResponderExcluir